top of page

DERMATÓLOGA

DRA. ISABELLA VARESCHI DE ROSA MARTINS

CRM 139.982

IMG_0393.png

Graduação em Medicina pela Universidade São Francisco USF;

 

Residência Médica em Dermatologia pelo Hospital Ipiranga da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo;

Especialização em Cirurgia Dermatológica e Oncologia Cutânea pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo USP;

 

Pós- graduação em Medicina Estética pela Associação Internacional de Medicina Estética ASIME;

 

Médica com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia SBD;

 

Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia SBD;

Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica SBCD;

Membro efetivo do Grupo Brasileiro de Melanoma GBM;

Especialização em Tricologia Médica Avançada, cabelos e unhas, pelo Hospital Ipiranga em São Paulo;

Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria.

CLÍNICA

Tratamentos em Dermatologia Clínica

Acne (Espinhas)

A acne é uma das doenças de pele mais comuns. É observada comumente nos adolescentes, mas adultos e crianças também podem apresentá-la.
Apesar de não se tratar de uma doença grave, costuma causar muito incômodo, gerando transtornos, inclusive psicológicos, aos pacientes. Além disso, pode deixar marcas permanentes, interferindo na autoestima.

Celulite

A celulite é extremamente frequente na população, em especial feminina, com maior incidência entre 15 e 45 anos. Estudos apontam que cerca de 95% das mulheres apresentarão algum grau de celulite em algum momento da vida.

Dermatite Atópica

A Dermatite Atópica é um dos tipos mais comuns de alergia cutânea. É uma doença de fundo genético e crônica e, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, atinge 7% da população. A maioria das pessoas desenvolve o distúrbio na infância, antes dos 5 anos.

Herpes

Herpes é uma das doenças de pele mais comum nos seres humanos. Curiosamente, ela recebe o mesmo nome do vírus que a causa. Não é uma doença grave, mas costuma causar incômodo e ser contagiosa.

Psoríase

A Psoríase é uma doença de pele muito comum, crônica e não contagiosa. Apesar de na maioria das vezes não ser grave, costuma causar um importante impacto na qualidade de vida dos pacientes.

Vitiligo

O vitiligo é uma doença de pele que não compromete a saúde geral da pessoa, no entanto é responsável por grandes transtornos emocionais. Cerca de metade das pessoas que desenvolvem esta doença, começam a ter sintomas antes dos 20 anos, e um quinto dos doentes tem um parente com vitiligo, não sendo, no entanto, uma doença contagiosa.

Melasma

É uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extra facial, com acometimento dos braços, pescoço e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também em homens.

Tratamentos em Dermatologia Cirúrgica

Cirúrgica

Há cerca de 25 anos, foi criada a sub-especialidade “Cirurgia Dermatológica”.
Muitos dos problemas dermatológicos só podem ser resolvidos com métodos cirúrgicos. Na Dermaclínica, os dermatologistas são capacitados para realizar estes procedimentos cirúrgicos, permitindo que resolvam a maioria dos problemas no próprio consultório, durante a consulta.

Biópsia

A Biópsia é um procedimento cirúrgico de baixo risco e com poucas complicações, no qual o médico retira uma amostra da pele que será analisada posteriormente por um médico patologista (exame anatomopatológico). O resultado da análise ajuda a concluir um diagnóstico feito pelo médico responsável. A biópsia pode diagnosticar desde doenças inofensivas, como verrugas ou cistos, até as mais preocupantes, como o câncer.
A decisão de realizar uma biópsia pode ser tomada quando, por meio do exame visual ou com algum equipamento de imagem (um dermatoscópio, por exemplo), o médico perceber uma alteração significativa.

Crioterapia

Criocirurgia, também conhecida como crioterapia, é um processo terapêutico baseado no tratamento de lesões pelo frio. O resfriamento rápido e intenso da pele provoca inúmeras alterações e a destruição das células. Vários agentes podem ser utilizados para conseguir o resfriamento abrupto da pele, sendo que o mais comum é o nitrogênio líquido na temperatura de -196 ºC. É um método seguro, limpo, rápido e altamente eficaz, quando indicado e utilizado corretamente.

Curetagem

A Curetagem é um procedimento de remoção da lesão através de raspagem, feita com um instrumento chamado cureta. É necessária a utilização de anestesia local e o procedimento é ideal para lesões superficiais, sem haver a necessidade de pontos.
A curetagem pode ser complementada com a eletrocirurgia, que consiste na aplicação de um bisturi de alta frequência, logo em seguida, com o objetivo de parar o sangramento. É válido destacar que a eletrocirurgia também pode ser realizada separadamente da curetagem.
É um procedimento simples, eficaz, de rápida execução e fácil cicatrização.

Remoção de Pintas

As pintas, chamadas cientificamente de nevos, podem ser marquinhas charmosas, mas também podem ser lesões graves que devem ser retiradas.
Estudos demonstram que a maior parte das pintas são benignas, não trazendo nenhum risco à saúde, e, portanto, sem necessidade de remoção. Porém, é muito importante procurar um especialista, no caso um dermatologista, para avaliá-las.
Elas podem ser de diferentes tamanhos, totalmente planas ou apresentar uma pequena saliência, ter tons parecidos com o da própria pele ou mais escurecidos. O surgimento da maioria dos nevos está relacionado à predisposição individual, mas pode ser agravado pelo processo de envelhecimento e por conta da exposição solar.

Shaving e Eletrocoagulação

É um procedimento no qual a lesão é removida com uma lâmina de bisturi ou tesoura fina. A incisão é feita paralelamente à pele, de forma semelhante ao ato de barbear (shaving). É necessária a utilização de anestesia local e o procedimento é ideal para lesões que se elevam acima da superfície da pele. Não há necessidade de pontos, já que o corte não é profundo e o processo de cicatrização é rápido.

Geralmente, o shaving é complementado com a eletrocirurgia, aplicação de um bisturi de alta frequência, logo em seguida, com o objetivo de parar o sangramento. A cicatrização ocorre dentro de alguns dias dependendo do tamanho da lesão. É válido destacar que a eletrocirurgia também pode ser realizada separadamente do shaving.

É um procedimento simples, eficaz, de rápida execução e fácil cicatrização. Utilizado para retirada de lesões superficiais, particularmente, nevos (pintas), acrocórdons ou queratoses seborreicas.

Tratamentos em Dermatologia Estética

Estética

A preocupação das pessoas com a beleza e a aparência levou a um grande crescimento da dermatologia estética. Nos últimos anos, avanços tecnológicos permitiram que os tratamentos, que antigamente surtiam pouco efeito, passassem a apresentar eficácia cada vez maior.

Bioestimuladores

Os bioestimuladores são substâncias fabricadas em laboratório, que quando injetados induzem as células (fibroblastos) a produzirem mais colágeno e, consequentemente, dão mais sustentação à pele. Existem dois tipos disponíveis no mercado brasileiro até o momento: o ácido Poli-L-Láctico (conhecido comercialmente por Sculptra) e a hidroxiapatita de cálcio (de nome fantasia Radiesse).

Microagulhamento

O microagulhamento é um procedimento que consiste em realizar micro perfurações na pele com finas agulhas metálicas. Estas pequenas lesões induzem um processo inflamatório e, consequentemente, a produção de colágeno. Estes micros canais também podem facilitar a entrada de medicamentos nas camadas mais profundas da pele, um processo conhecido como “drug delivery”.

Peelings

Peeling é o tratamento no qual o dermatologista, através de certas técnicas, causa uma descamação exagerada das camadas mais superficiais da pele. Essa descamação leva à remoção de células envelhecidas e a um estímulo da renovação celular. O resultado é um aspecto mais viçoso e saudável da pele. De acordo com o resultado que se espera obter, os peelings devem agir em diferentes níveis da pele. Assim, são classificados em superficiais, médios ou profundos.

Preenchimentos

Preenchedores são medicamentos, de origem natural ou sintética, que são injetados na pele para dar uma aparência mais jovem e saudável.

Existem preenchedores reabsorvíveis ou permanentes. Os primeiros são os mais usados por apresentarem maior segurança. O ácido hialurônico é a substância preenchedora reabsorvível mais difundida e usada. Ele é encontrado naturalmente na pele humana e se deteriora com o envelhecimento levando ao surgimento de linhas e sulcos.

Toxina Botulínica

É usada desde 1980 para tratar uma série de doenças neurológicas, ortopédicas e oftalmológicas. Os dermatologistas usam com fins cosméticos desde 1987 e, mais recentemente, para tratar o suor excessivo das axilas e das mãos (hiperidrose). A toxina botulínica é uma substancia que atua impedindo a contração dos músculos causadores das rugas de expressão. Com a interrupção da contração, ocorre o relaxamento muscular e as rugas se atenuam.

Tratamentos com Laser

Assim como ocorreu em muitas áreas da medicina, a dermatologia também se valeu dos avanços da tecnologia dos lasers para oferecer tratamentos mais eficazes e seguros. A Inpecor conta com uma moderna Unidade de Laser, dedicada exclusivamente aos pacientes que desejam realizar depilação definitiva ou tratamentos de rejuvenescimento.

Laser

- Depilação Definitiva

- Tratamento de Manchas e Vasos

Rejuvenescimento

- Cicatrizes de Acne e Cicatrizes em geral

- Estrias

- Melhora dos Poros

- Clareamento de Manchas escuras e Sardas

- Tratamento de Lesões Ásperas da pele

- Remoções de tatuagem

- Tratamento de Melasma

- Alopecias

Tratamentos em Dermatologia Oncológica

Oncológica

Câncer de pele é o nome genérico que se dá às lesões malignas que surgem na pele ou nas mucosas. Os cânceres de pele costumam ser divididos em 2 grupos: carcinomas (também conhecidos como “câncer de pele não-melanoma”) e os melanomas. Além destes , há outros tipos bem menos comuns.

Carcinoma

Carcinomas são os tipos mais comuns de câncer de pele. Existem dois tipos: o carcinoma basocelular, mais comum e menos agressivo e o carcinoma espinocelular, que, apesar de menos comum, pode ser mais grave. Juntos, respondem por cerca de 95% dos tumores malignos de pele.

Melanoma

O melanoma é menos freqüente (5%) que outros tumores de pele, porém costuma ter comportamento mais agressivo.
Quando detectado em fases iniciais as chances de cura são maiores. Ele se origina a partir dos melanócitos, que são as células responsáveis pela produção do pigmento (melanina) que dá cor à pele, por isso costumam se manifestar como pintas de cor escura (negro ou castanho).

Queratose actínica

Queratose Actínica são lesões pré-malignas (que têm alto risco de se transformarem em câncer com o tempo) extremamente frequentes. São causadas pelos raios ultravioleta e surgem após exposição crônica ao sol (muitos anos). Com o tempo, muitas dessas lesões podem se transformar em carcinomas de pele (espino ou basocelular). Estima-se que cerca da metade dos carcinomas espinocelulares diagnosticados, surgem a partir de queratoses actínicas não tratadas. Como não é possível saber quais queratoses actínicas vão se transformar em carcinomas, é necessário tratar todas elas, principalmente se a pessoa for imunossuprimida.

Dermatoscopia Digital e Mapeamento de Nevos

Quando o dermatologista julga necessário, ele pode acoplar ao dermatoscópio uma câmera digital para documentar e armazenar as imagens para comparações futuras (dermatoscopia digital).
A dermatoscopia digital também é muito usada para diagnosticar outras afecções da pele, unhas e cabelos (por exemplo, problemas relacionados à queda de cabelos).
O mapeamento de nevos (“nevo” é sinônimo de pinta) é um método ainda mais sofisticado de avaliação de lesões. O procedimento consiste na documentação de toda a superfície da pele, usando fotografias digitais de alta resolução, em poses padronizadas, que são arquivadas em um software específico para comparação ao longo do tempo. Além das fotografias corporais, algumas pintas que apresentem alguma característica que chame atenção (formato, cor, tamanho, localização, evolução, etc) são selecionadas para seguimento com dermatoscopia digital.
A análise destas imagens permite classificar as lesões quanto ao risco e orientar a necessidade de remoção ou o acompanhamento periódico. O exame também permite comparação ao longo do tempo e detecção de lesões de surgimento recente ou modificação dos nevos (“pintas” ou “sinais”) já existentes.
O mapeamento corporal é indicado a todos os pacientes que possuam um risco elevado de desenvolverem melanomas;

Terapia Fotodinâmica

A terapia fotodinâmica (TFD) é um tratamento relativamente novo, não invasivo, de fácil e rápida utilização, que além de tratar queratoses actínicas, alguns tipos de carcinoma e o campo de cancerização, também resulta em excelente resultado estético.

A Terapia fotodinâmica é um tratamento não-invasivo que é realizado em 2 etapas com intervalo de 3 horas entre elas. Um medicamento na forma de creme e que tem efeito seletivo sobre células cancerígenas é aplicado sobre as áreas com lesões. Na 2ª etapa, depois de 3 horas, o medicamento é ativado por uma luz especial, que causa uma reação química que destrói as células cancerígenas e preserva as sadias.

REALIZADOS

Tratamentos realizados

A dermatologia é recheada de aparelhos que trazem excelentes benefícios para você. Conheça alguns deles abaixo.

- Laser Erbium Fracionado Ablativo

- Laser Erbium Yag Fracionado Não Ablativo

- Laser Erbium YAG Intra-Oral

- Laser para Lifting - Skin Tightenning

- Laser para tratamento capilar

- LED

- Luz Intensa Pulsada (LIP)

- Laser Acroma - QS®

- Ultraformer III

Conheça alguns Tratamentos Faciais

A Dra. Isabella utiliza dos melhores tratamentos disponíveis atualmente para cuidar de você e da sua pele. Passando por preenchimentos até tecnologias como Laser. Conheça estes tratamentos abaixo:

- Diminuição das Rugas e Marcas de Expressão

- Preenchimentos

- "Sleep Lines"

- "Skinboosters" / Hidratação Profunda

- Rejuvenecimento Facial Tridimensional (MD CODES)

- Bioestimuladores de colágeno "Sculptra®" e "Radiesse®"

- Microagulhamento

- Microagulhamento da Face e "Drug Delivery"

- Peeling Químico

bottom of page